Eu ouço tudo, vejo tudo e conto a verdade...

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Balão de Ensaio

A cobertura política, muitas vezes, se baseia na repercussão cansativa de declarações jogadas ao vento. Alguém, cheio de segundas intenções, solta uma frase de efeito, repete o que outro já havia dito como se tivesse acabado de descobrir a pólvora, distribui sua opinião sobre algo geralmente irrelevante e, no dia seguinte, isso vira manchete de jornal.

Na ausência da investigação jornalística sobre a política, recorre-se ao balão de ensaio. É preciso produzir manchetes, alimentar colunas, retroalimentar a indústria das especulações.


Ex: O Blog do Planalto e a caça aos balões
Por Luiz Eduardo Brandão


O blog do Planalto agora resolveu responder à altura às manipulações da imprensa. Esta manhã, traz duas respostas, ao Globo e ao Estadão.
Sobre a tal conversa reservada que o Estadão disse que Lula teria tido com Aécio, o blog responde curto e groso:

“Não procede a informação publicada hoje (15/1) no jornal O Estado de S. Paulo dizendo que o presidente Lula teria tido uma conversa reservada com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, na noite da última quarta-feira, no Palácio da Alvorada, depois do ato de assinatura dos termos de cooperação do Governo Federal com as cidades que vão sediar a Copa de 2014.”

A uma matéria do Globo de ontem, a resposta é mais comprida, mas vale citar, como ilustração da nova postura do blog, de responder de bate-pronto às fabulações da midiona. Já era mais que tempo de tomar essa atitude. Basta de manipular impunemente a informação:

Leia Mais: Luis Nassif Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.